Cirurgia bariátrica

Esse espaço é dedicado com carinho, à pessoas que tem curiosidade, dúvidas ou outro tipo de interesse na cirurgia bariátrica.

Espero ajudar de alguma forma.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Motivo do blog

Já contei o motivo de escrever esse blog?
Bom, no ano passado, quando Dr. Djalma me recomendou procurar um gastro e fazer uma redução, senti vergonha, pois para mim, quem fazia essa cirurgia eram aqueles que nem conseguiam levantar e estavam com a vida em risco. Comecei a pesquisar sobre os tipos de cirurgia, sobre os médicos e, entre tantas coisas, encontrei na internet um blog que passei a acompanhar.
Era de uma moça que descrevia a cirurgia. Um belo dia, ela parou de escrever. Simplesmente... parou! Escrevi, pedi contato e, nada!
Resolvi criar um. Era parecido com esse que faço. Quis fazer mais detalhado, o dia à dia do antes e o depois.
Imaginei que se aquilo me fez tão bem, talvez pudesse de uma maneira ou de outra, ajudar alguém que tivesse na mesma situação.
Decidi que, com certa cautela, mostraria todos os lados.

Sempre foi fácil conhecer pessoas, conquistar amizade, dividir alguns pensamentos; fácil fazer muitos rirem, fácil falar de mim. É muito fácil ser feliz, porque a vida colabora para isso!
Digo que sempre tive sorte!

Tô expondo aqui, uma Rochelle que pouca gente conhece.
Pode-se contar nos dedos e, nem mesmo todas essas pessoas, sabem que a parte difícil da minha vida, é falar dos meus medos, das minhas frustrações, das rejeições, das negações... isso me torna frágil e não gosto dessa sensação.
O que eu quero compartilhar é um pouco de mim com Deus.
Gostaria qye soubessem, que se não fosse por Ele, talvez eu não estivesse sentada na frente desse pc escrevendo tudo isso e é por Ele, que vou escrever hoje.
Já entreguei minha vida à muito tempo nas Suas mãos e Ele tem feito maravilhas comigo. Ele me guiou quando eu não tinha idéia por onde ir. Ele me deu o que tenho e me fez ser quem eu sou. Me deu as melhores coisas que eu poderia ter na minha vida: Meus dois filhos!
Me deu uma família que eu amo. Me deu a oportunidade de conhecer as pessoas que conheci, as pessoas que convivo, me deu amigos que posso contar para qualquer coisa.
Quando se é mãe, o medo parece ser maior e, como o dia está chegando, algumas vezes passam bobagens pela cabeça. Peço à Ele que não me tire daqui, pois ainda estou na metade e quero curtir cada pedacinho que Ele me deu.
Quero ver neve! Quero muito sentir a neve no rosto. Quero fazer aquela viagem para Disney; ainda quero passar as festas do final de ano em Pelotas e a noite do meu aniversário no Cassino; ainda não comprei em Embu aquele quadro colorido; quero ir em Portugal matar saudade de quem tá lá; quero aprender a andar de cavalo; quero arrumar o armário com minhas tintas; quero levar o cd de fotos para fazer as fotos.
Mas o que eu mais quero, é ter a oportunidade de aproveitar a nova fase, vendo cada fase dos meus filhos. Quero ve-los amando, se formando, quero ver o casamento e estar na hora de cada nascimento dos netos.
Eu amo muito isso aqui para sair à meia-noite da festa!

10- ... Tudo andando! (Foto 2008)


São 21:35 hs do dia que o Brasil empatou com Portugal. Coração à mil pela copa e pela viagem para Floripa.

Levei meus exames antigos para Dr.Mohamed examinar. Pensei em mandar o resultado dos outros por e-mail ou fax, porque a minha idéia era ir para Floripa ver meus "sobrinhos" e conhecer minha "sobrinha", que nasceu dois dias depois de eu voltar das férias de janeiro. Só a conheço por fotos e câmera.
Falei que gostaria muito de viajar antes da cirurgia, então marcamos o seguinte: assim que eu chegar, levo os exames e, se tudo estiver PERFEITO, vou para a perícia, pois o plano de saúde tem que aprovar. Demora de 7 à 10 dias.
Sai de lá já com a consulta marcada para dia 13 de julho.
Pelos meus cálculos, a consulta dia 13... mais os 10 dias da perícia... mais a marcação da cirurgia... com muita sorte, farei antes do final de julho. Gostaria de fazer no meio das férias dos meus filhos, assim ficaria mais tranquila mas, tô vendo que será difícil.
Tudo está sendo feito aos poucos, devagar e cada etapa, tem que dar certo! Qualquer errinho, vai por àgua abaixo.

Sei que não será fácil mas, penso que valerá a pena.

terça-feira, 22 de junho de 2010

SORTE

Sai do médico, fui fazer os últimos exames e uma música não me sai da cabeça:


Sorte Na Vida

"O que é que eu vou fazer agora
Se o teu sol não brilhar por mim?
Num céu de estrelas multicoloridas
Existe uma que eu não colori.

Sorte, sorte na vida,
Filhos feitos de amor.
Todo verbo que é forte
Se conjuga no tempo
Perto onde ele for.

Você não sai da minha cabeça e minha mente voa
Você não sai, não sai, não sai, não sai...

Entre o céu e o firmamento
Existe mais coisas do que julga
O nosso próprio pensar
Que vagam como o vento
e aquele sentimento de amor eterno."
Geraldinho Lins

quinta-feira, 17 de junho de 2010

9- Enfim, Dr Mohamed!!!


Fui ao médico: Dr. Mohamed. Ele é tudo de bom, e é fera! Me deixa bem à vontade e inspira minha total confiança. Literalmente, coloco minha vida em suas mãos!
Fiz as perguntas que gostaria de fazer, esqueci de algumas e, sai de lá, levinha!
Mas, retrocedendo um pouco...

Semanas atrás, conversei com uma vizinha que fez redução. O problema dela era outro mas... fez!
Todas as perguntas que gostaria de fazer ao Dr.Mohamed, me adiantei e perguntei a ela.
Me contou que se sente outra, que está maravilhosamente bem, já emagreceu bastante em pouco mais de 3 meses mas, que logo após a cirurgia, ficou num repouso total. Não levantava as mãos, com medo de forçar o abdomen, nem para se cobrir na cama. Isso eu já esperava! Me mostrou a barriga e notei uns furinhos, Por ali, foi feita a tal cirurgia. Também esperava por isso. Mostrou um buraquinho um pouquinho maior e disse que era o lugar do dreno.
Caraca! Como é que não pensei nisso antes! Um dreno! Mas é claro, tinha que ter dreno. Me falou que ficou uns 15 dias depois de sair do hospital. Ai já começou a embrulhar o estômago mas, encarei.

Quando ela mostrou que um dos vídeos foi introduzido pelo umbigo, comecei a chorar! EU ODEIO QUE TOQUEM NO MEU UMBIGO! Não gosto de ver nem fuxicarem no umbigo alheio, ainda mais no meu. Me dá agonia. Tenho 46 anos, tomo 2 banhos por dia e ainda lavo a cabeça. No verão são 3 banhos ou mais mas...nunca lavei meu umbigo na vida. Não perguntem se é sujo ou limpo, eu não sei!

Fui no médico, entreguei os atestados e conversamos bastante.
Falamos sobre a cirurgia e ele me explicou que será um corte de uns 10 cm, 4 dedos acima do umbigo. -Graças à Deus não mexerão nele. -(Esqueci de perguntar sobre a anestesia)
Ficarei de 3 a 4 dias no hospital, terei que colocar o dreno mas, venho para casa sem ele, a não ser que aconteça algo, o que não é raro. Mas a princípio, sem dreno em casa.
Terei que ficar em repouso absoluto, sem subir e descer escadas. Fez uma exceção e me liberou para descer pela manhã e subir à noite, sempre com ajuda de alguém.
Como não posso viajar depois, vou antecipar minha viagem para Floripa e conhecer minha "sobrinha", que já tem 5 meses e até agora, só a vejo por fotos e pela câmera.
Ele me mandou fazer alguns exames para que possa examinar, antes que eu faça minha viagem. Se tiver alguma alteração, posso tratar até a próxima consulta.
Se tudo der certo e se Deus quiser e deixar, eu faço até dia 20 de julho. Quero aproveitar as férias dos meus filhos para ficar mais tranquila..

De vez em quando dá medo, mas... espero e ele passa!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

8- MEU Cardápio


Minha dieta não é difícil de seguir. Ela é dividida em 6 refeições diárias, onde eu faço minhas opções dentro de um vasto cardápio que a Dra Camila me deu.
Devo dizer que é uma dieta personalizada, em que tenho vários itens de escolha. Aqui, apenas o exemplifiquei e resumi o que eu me habituei a comer.

Café da manhã:
-1 copo de leite desnatado (eu, tomo o leite semi- desnatado) com achocolatado light ou café,
ou iogurte light;
-2 fatias de pão 12 grãos com pouquinho de margarina, uma fatia de mussarela (acho sem graça queijo branco) e duas fatias de peito de peru (as vezes como até uma fatia de mortadela pois adoro).

Lanche da manhã:
-1 fruta;
-chimarrão.

Almoço:
-3 colheres de arroz (ela colocou 2 colheres);
-3 colheres de feijão;
-1 bife ou frango;
-muiiiiiiiiiiiiiita salada de folhas com tomate;
OBS: gosto muito de cozinhar espinafre, picar e colocar com um omelete.
Couve, agrião, repolho, couve-flor, rabanete, brócolis estão sempre na mesa.

Lanche da tarde:
-Iogurte ou leite com café ou achocolatado light;
Chimarrão.

Jantar:
-Sopa contendo:
*Folhas como: brócolis, acelga, repolho, couve, escarola, etc...
*4 tipos de legumes,como:tomate, abobrinha, chuchu, cenoura,, salsão, beringela, couve-flor, vagem, etc...
*1 tipo de carboiudrato:1 batata cozida, ou mandioquinha ou, uma porção de macarrão, ou um porção pequena de arroz;
*1 tipo de caldo de carne ou de galinha 0% de gordura (ISSO EXISTE, SIM!).

Lanche:
-1 fruta ou iogurte

Gelatina à vontade o dia inteiro
o resto... é rezar!

Quero deixar claro e repetir: É UMA DIETA PERSONALIZADA. Existem substituições de alimentos que não coloquei aqui.


terça-feira, 8 de junho de 2010

7- Atestado da Camila

(Escrevi dia 01 de junho)

Estabeleci metas, contando com pequenos deslizes e não consegui alcança-las nesse período.
Apesar de ter colocado na cabeça que estou fazendo uma reeducação alimentar e que o importante é manter o peso, tive que lidar com a frustração de, além de não ter emagrecido, engordei 300 g. SOPA! Mais uma vez: SOPA!
Pois é! Fui na Camila...
Estive pensando onde eu "menti" para ela ou para mim?
Ainda acho que não menti. Me peso todas as manhãs,inclusive na manhã da consulta e meu peso estava igual ou um pouquinho mais baixo. Acontece que fui a consulta, no período da tarde, logo depois do almoço e acho que é natural acontecer isso. Pensei em falar para ela, mas ia parecer desculpa e não quero isso.
Fui num aniversário no final de semana mas, nem isso é desculpa, pois depois da cirurgia terei vários aniversários, casamentos, festas de final de ano, férias com a família, etc... Terei que me preparar mais ainda.
Apesar dos pesares, ela me deu o atestado e sai com a cabeça fervilhando, querendo surpreende-la na próxima consulta.



Sai para comprar roupas, pois já tiro algumas calças sem desabotoar.
Acho que os espelhos das lojas são mais cruéis que os de casa. Eles estão por todos os cantos e mostram todos os nossos lados. Ainda não gostei! A cabine me empurrou para fora. Sai de casa como gata e voltei como lebre!

Já esqueci o cigarro!
Minha psicóloga me mandou beijar muuuuuuuuuuuuuuito, que o efeito é melhor e o prazer é maior. Acho que vou jogar truco, poquer, canastra ou tranca!
Bom,pelo menos minha mãe não tem que se preocupar com a bebida, porque eu só queria uma desculpa para fumar.
Outra coisa que a Isa me falou. Eu apareço ainda, como fumante, portanto, nem pensar em botar um cigarro na boca por apenas "um dia". Corro o risco que seja para sempre.
O apoio da família e dos amigos será essencial, pois passarei por uma espécie de "luto".
Eu sei que a palavra é pesada demais mas, como fumante, deixar o cigarro, apesar de ser ótimo para a saúde, era uma dos vícios que dava prazer... perderei mais dois: o de comer e o de tomar o meu chimarrão. O chimarrão é o que mais está me fazendo pensar! Sei que valerá a pena. Posso tomar um golinho de vez em quando, com o passar do tempo mas, nada que se compare as duas térmicas que tomo hoje.

A família já está dando o maior apoio.
Sei que uns pensam que eu poderia fazer tudo sozinha ou com o acompanhamento apensas da Camila e de uma boa academia.
Meu marido viajou para Porto Alegre a trabalho e aproveitou para visitar um casal de amigos que temos lá. Sei que conversaram bastante e, quando retornou resolveu me dizer, pela primeira vez, que eu faço o que achar melhor mas, ele jamais faria algo que não tivesse como voltar atrás. Me alertou que eu jamais poderia fazer algumas coisas que gosto muito e se vale à pena tudo isso. Tremi!

Foi só uma noite de sono, um bom banho para voltar a pensar igualzinho o que eu pensava e ao que ainda penso!
Aliás, não posso pensar muito senão travo!
Eu fico com vergonha de assumir mas, não consigo fazer sozinha!

Emagrecer é fácil...


É só cortar:

o açúcar
o chocolate
as frituras
as massas
os molhos
as bebidas alcoólicas
os pães
as sobremesas
os biscoitos e os pulsos...

6- Atestado da Isa


(Escrevi dia 28 de maio)


Finalmente, tô com o atestado da psicóloga nas mãos, pronto para levar ao meu médico.

Minha "clareadora das idéias": Izalvi de Souza Mariano. Espero que me corrija se eu disser alguma bobagem.

Tento lembrar de coisas que ela me falou, tais como: "Não curamos a ansiedade, nós a suportamos. É terrível mas, com o passar do tempo, vamos acostumando e, vemos que todos os problemas acabam passando e/ou aprendemos a conviver. Com o passar de mais algum tempo, aprendemos a lidar com ela, até que esquecemos que somos ansiosos e já não damos mais bola para isso".

Hoje foi meu último dia com a Isa antes da cirurgia. Recebi a resposta dos testes e ela, finalmente falou sobre mim. Falou como se me conhecesse desde que nasci. Certos detalhes que estavam estampados na minha cara e eu não enxergava.

Volto depois da cirurgia pois é necessário um acompanhamento pela forma brusca que o corpo e a cabeça mudam. Preciso de todo o apoio para essa nova fase.

Dia 31 de maio completo 24 anos de casamento. Uma boa data para ir à nutricionista. Espero ganhar de presente o atestado dela. Lembrar de pedir o cardápio e perguntar se posso coloca-lo no blog.